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CONSULTORIA

Integre a Gestão do risco nos processos críticos da sua empresa ou organização e melhore a tomada de decisão com base em evidências.

Os serviços especializados de consultoria da GradualExpand têm como finalidade orientar e apoiar os seus clientes na implementação de soluções simples, inovadoras e facilitadoras da integração do processo de Gestão do risco (ISO 31000:2018) no modo de evidenciar a conformidade dos principais requisitos das diversas normas de sistemas de gestão (ex. ISO 9001:2015, ISO 27001:2013, IFS Logística, etc), em particular naqueles em que o pensamento baseado no risco é mais evidente nomeadamente:

  • Compreensão do cliente e do seu contexto (matriz SWOT);
  • Identificação dos riscos dos sistemas de gestão do cliente, através de uma lista padronizada de riscos (por categorias e tipos de riscos);
  • Compreensão das necessidades e expetativas das partes interessadas do cliente (matriz das partes interessadas);
  • Definição dos critérios do risco do cliente;
  • Classificação e identificação dos processos críticos dos sistemas de gestão do cliente (mapa de sequência e interação dos processos críticos do cliente);
  • Identificação dos tipos de produtos e serviços abrangidos pelo SGQ do cliente;
  • Definição das ações estratégicas para tratar os riscos dos sistemas de gestão do cliente;
  • Definição dos objetivos dos sistemas de gestão do cliente (incluindo os de gestão do risco) e do planeamento para os atingir (indicadores, metas e tolerâncias);
  • Identificação das funções organizacionais, responsabilidades e autoridade para operacionalizar os processos críticos do cliente;
  • Elaboração das fichas dos processos críticos do cliente;
  • Padronização dos eventos de risco associados a cada processo crítico do cliente;
  • Mapeamento de cada processo crítico do cliente, através da técnica dos fluxogramas e dos respetivos mapas de detalhe;
  • Identificação e associação dos eventos de risco a cada atividade crítica dos processos do cliente;
  • Documentação de cada processo crítico do cliente;
  • Afetação dos recursos a cada processo crítico do cliente;
  • Elaboração de painéis de controlo / dashboards do desempenho organizacional, numa vertente estratégica (mapa da estratégia corporativa do Balanced Scorecard), e numa vertente operacional (mapa de controlo das ações e do desempenho de cada processo crítico do cliente) – Alinhamento do controlo de gestão operacional com a gestão estratégica;
  • Implementação do processo de Auditoria Interna (ISO 31000:2018) e respetiva definição da estrutura e modo de alimentação progressiva da Matriz de Risco Integrada dos processos críticos do cliente.